Dois amigos que haviam acabado de se formar agora enfrentavam o desafio de escolher a área que seguiriam carreira. Um deles trabalhava muito duro e era inteligente; o outro trabalhava como todo mundo e sua inteligência não era nada surpreendente. O primeiro, trabalhador, decidiu sua carreira rápido, sem pensar muito escolheu a primeira coisa que apareceu. O segundo, mediano, demorou o triplo de tempo, pois teve cautela, mesmo sentindo que estava ficando para trás.
30 anos depois, o primeiro, que havia trabalhado muito duro na sua carreira, tinha um patrimônio de $1M. Mas o outro, que trabalhava medianamente, tinha um patrimônio de $10M. Como é possível alguém que trabalha arduamente ter menos resultado que alguém que trabalha medianamente? Se você estiver em um barco furado, não importa o quanto reme e tire a água com um balde; quem estiver em um barco sem furos e com motor chegará mais longe.
A história anterior é fictícia, mas muito semelhante à história de Warren Buffett e um de seus amigos. Eles se graduaram juntos na Columbia University. Seu amigo, que era mais esperto e mais trabalhador, entrou para a indústria do aço, um mercado bem desafiador. Por ser tão dedicado e esperto, se deu bem mesmo assim. Entretanto, Buffett, que não era tão trabalhador e esperto quanto ele, se tornou um dos homens mais ricos do mundo. Qual a explicação para isso? Buffett simplesmente colocou seus esforços em um lugar que trazia melhores retornos. Ele escolheu uma área melhor para seguir carreira.
Onde você coloca seus esforços importa mais do que como você se esforça. O “o que” importa mais que o “como”.
Supondo que você seja um péssimo leitor e do outro lado haja um ótimo leitor. Enquanto você termina um livro curto em dois meses, ele termina em uma semana. Enquanto você lê três vezes o mesmo parágrafo para entender, ele entende com uma passada de olhos. Mas em compensação, você sabe escolher livros excelentes e ele não. No final das contas, mesmo que ele consiga ler mais livros, você terá melhores conhecimentos. Um bom livro vale mais do que dez livros medianos.
Isso não se aplica só aos livros, é o mesmo com tudo na vida. Por exemplo, o mercado da educação formal tem declinado a cada ano, enquanto o mercado da educação online tem crescido a cada ano. Qual lado você escolheria para seguir carreira? Estar do lado certo determina o tanto de sucesso que você pode ter. Você pode ser mediano no mercado da educação online e ainda assim ganhar mais dinheiro do que uma pessoa excelente que está do outro lado. O “o que” importa mais que o “como”.
Princípio de Pareto
A explicação para isso? Princípio de Pareto. Ele diz que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Em outras palavras, 80% de tudo que acontece está sendo originado por apenas 20% das coisas.
80% dos crimes são cometidos por 20% dos criminosos. 80% dos royalties são produzidos por 20% dos músicos. 80% dos livros vendidos são de 20% dos escritores. 80% do dinheiro é produzido por 20% da população. E por aí vai. Não exatamente 80% e 20%. Varia. Mas é sempre seguindo essa proporção. A maior parte ocasionada pela menor parte.
Quando você dedica mais tempo tentando identificar “o que” traz mais resultados, acaba encontrando os 20% que geram os 80%. Encontra a menor parte, que traz a maior parcela dos resultados. Foi o que Warren Buffett fez. Ele encontrou uma área, dentre milhares de outras, que traz grande parte dos resultados. Colocou todos os seus esforços ali e como consequência se tornou milhares de vezes mais rico que o seu amigo.
Sempre busque o pouco que traz muito. Busque os poucos livros que trazem muito conhecimento. Busque os poucos amigos que agregam mais valor. Busque a pequena área do mercado que gera uma grande fatia dos lucros.
É apenas uma questão de identificar onde colocar seus esforços antes de colocá-los. Entender o princípio de Pareto te ajuda com isso. Você começa a pensar de forma seletiva. Você filtra de acordo com o potencial de ganhos que uma determinada coisa tem.
O ideal
Se quer levar adiante, uma vez que escolher a coisa certa a fazer, descubra como fazer aquilo da melhor forma possível. É o melhor cenário. É como ter um bom barco e saber como remar rapidamente. É como ter um bom livro e ser um ótimo leitor. Você primeiro encontra o que mais te traz retorno pelo tanto de esforço que você faz. Depois encontra a forma de extrair cada gota de resultado dali, que normalmente é através do trabalho duro.
É por isso que quem pensa, enriquece. A única coisa que difere um homem de outros animais é a sua mente. Todo o resto pode ser encontrado em um porco ou cavalo. Use sua mente para encontrar a melhor coisa a se fazer, depois use o seu corpo para executar da melhor forma. Isso é o segredo para fazer menos e alcançar mais.