O que faz alguém se destacar nos negócios, no mercado de trabalho, na vida? Qi? Herança? Sorte? Bom, talvez um pouco de cada uma dessas coisas ajude, mas elas não são o principal fator.
Se você observar com cautela como uma pessoa ganha dinheiro, entenderá. Ganhamos dinheiro quando entregamos algum tipo de valor em troca dele. Quando trocamos o valor de um produto por ele, quando trocamos o valor de um serviço por ele. Quando levamos a pessoa de um ponto a outro. O que faz uma pessoa ganhar muito dinheiro e se destacar é simplesmente o tanto de valor que ela pode agregar.
Mas o que determina o tanto de valor que posso agregar? Bem, o tamanho do problema que você resolve. Pense comigo, se você pudesse fazer com que um bilionário extendesse a sua vida por mais 20 anos, quanto você acha que ele te pagaria? Se você pudesse gerar R$10M para uma empresa, quanto você acha que ela te pagaria? Se você pudesse entreter milhões de pessoas por horas, quanto você acha que ganharia?
Seja resolvendo o grande problema da morte, da dificuldade em fazer dinheiro ou do tédio, o valor que você agrega depende disso. Do quão doloroso é o problema para aquela pessoa e de quão escassa é a solução para ele.
Mas claro, resolver tais problemas é difícil. Muito difícil. O Elon Musk é o homem mais rico do mundo hoje, mas ele inventou um foguete que dá ré, carros que dirigem sozinhos e chips que permitem tetraplégicos controlarem computadores com a mente. O cara está resolvendo o problema de fazer dos humanos uma espécie multiplanetária, o problema dos péssimos motoristas e o problema de pessoas que não podem se mover normalmente. Ele não é multibilionário à toa.
Por isso, a resposta simples para se destacar nos negócios ou no mercado de trabalho é: Torne-se capaz de resolver grandes problemas.
O segredo mora no adjetivo “capaz”, que parte do substantivo “capacidade”, que é um sinônimo da palavra “habilidade”. No mundo dos negócios, refere-se muito a “habilidade” como “skill”, que nada mais é do que a tradução dela para o inglês.
Tenha skills que te permitem resolver grandes problemas e você pode ter mais sucesso em qualquer área que você entrar. Um carpinteiro que é mediano, mas sabe se comunicar bem conseguirá mais clientes do que um carpinteiro excelente. Um carpinteiro excelente que também sabe se comunicar, terá o melhor dos dois mundos. Agora, um carpinteiro excelente, que sabe se comunicar e é carismático, será ainda mais bem-sucedido. Quanto mais skills você tem, mais raro e valioso você se torna. Porque elas vão se somando e criando uma combinação única.
Um jornalista precisa da skill da comunicação. Isso é fato. Mas, se além disso ele entende de marketing, negócios e vendas, pode deixar de ser um jornalista de carteira assinada e abrir o seu próprio jornal. Se ele aprende skills que o permitam delegar, ele pode ganhar tempo para abrir ainda mais negócios.
Você se torna mais único e difícil de substituir a cada skill que aprende. É por essa razão que quanto mais skills, melhor.