Como sempre melhorar?

,
Kaizen.

Kaizen é o segredo para um negócio ou pessoa crescer e continuar crescendo, independente da velocidade.

O Kaizen te ajuda a plantar pequenas melhorias imperceptíveis para depois colher resultados notórios. É a filosofia por trás de empresas gigantescas, e por trás de pessoas inesquecíveis. É o que faz e sempre fez o mundo como um todo continuar evoluindo. É o nosso dever como seres humanos.

Nesse artigo, vamos elaborar o que significa Kaizen, por que ele importa e como colocá-lo em prática tanto nos negócios, como na vida pessoal.

Pule para o trecho do seu interesse:

  1. O que é Kaizen?
  2. Por que Kaizen importa?
  3. Como aplicar o Kaizen nos negócios e vida pessoal?

O que é Kaizen?

Kaizen é uma filosofia Japonesa focada na melhoria contínua através de pequenas e frequentes mudanças. “Kai” significa mudança e “Zen” significa para melhor.

Inicialmente surgiu no mundo dos negócios como o processo de identificar pequenas possibilidades de melhorias e colocá-las em prática. Entretanto, a filosofia Kaizen também se aplica na vida pessoal. Não serve somente para crescer uma empresa, mas para crescer como ser humano.

Por que o Kaizen importa?

Pequenas melhorias se acumulam em algo maior.

Antes de 2003, o ciclismo britânico era um desastre. Haviam ganho apenas uma medalha de ouro desde 1908 e nenhuma vitória no Tour de France a mais de 100 anos. Entretanto, em 2003 Dave Brailsford foi contratado como diretor de performance. A sua metodologia era simples: Buscar melhorias de 1% em todos os aspectos do desempenho.

A equipe fez pequenos ajustes, mas significativos. Redesenharam o assento de suas bicicletas, melhoraram o agarre dos pneus, passaram a usar roupas aquecidas para manter a temperatura muscular ideal e fizeram até mudanças inusitadas, como ensinar os ciclistas a lavar as mãos devidamente para evitar resfriados.

Essas pequenas melhorias se acumularam em resultados impressionantes. Em 2008, dominaram as Olimpíadas de Pequim, ganhando 60% das medalhas de ouro. 4 anos depois, Londres os viu batendo 9 recordes olímpicos e 7 recordes mundiais. Em 2012, Bradley wiggins se tornou o primeiro ciclista britânico a vencer o Tour de France, seguido por Chris Froome, que venceu quatro vezes consecutivas entre 2015 e 2017.

Dave Brailsford se referia a sua estratégia como, “agregação de ganhos marginais” que basicamente significava fazer inúmeras pequenas melhorias que se agregam e trazem grandes resultados. Independente do termo usado, a filosofia é extremamente semelhante a do Kaizen. Melhorias pequenas e constantes que se acumulam em grandes evoluções.

Toyota.

A gigante Toyota usa o Kaizen como um dos princípios base no seu sistema de produção. Segundo eles, essa filosofia ajuda a obter qualidade máxima, eliminar desperdícios e fazer melhorias na eficiência. Além da Toyota, inúmeras empresas como a Amazon, Starbucks e Ford também passaram a usar o Kaizen como metodologia para melhorar seus processos internos.

Se não progride, regride.

É como uma lei da natureza. Tudo aquilo que não progride, regride. Se não evolui, involui. Se não é usado, é perdido. Não há meio-termo. Se um músculo não se fortalece, atrofia. Se a mente não aprende, desaprende. Se a memória não é usada, enfraquece. É o mesmo quando se trata de negócios e vida pessoal. Ou você está crescendo, ou está regredindo. Ou seu negócio cresce, ou regride. Por essa razão, pequenas melhorias, por mais entediantes que sejam, mantêm uma constante de crescimento.

É nosso dever como seres humanos.

O que fizemos até hoje? Evoluir. Não houve uma época, desde que o ser humano pôs os pés nessa terra, onde não evoluímos. Independente se em certos momentos a evolução foi simplesmente sair de um espeto de madeira para um machado, ainda conta como melhoria. Antes, viajávamos a cavalo. Hoje, viajamos de avião. Antes, comida era escassa. Hoje, mais gente morre de obesidade que de inanição. Antes, animais selvagens eram uma grande ameaça. Hoje, ainda são uma ameaça, mas nos tornamos os verdadeiros predadores.

As gerações passadas se encarregaram de resolver problemas e desafios, grandes e pequenos para que as futuras gerações (nós) não tivéssemos que passar por eles também. Por isso, é nosso dever como seres humanos perpetuar essa filosofia, perpetuar a evolução, o crescimento, a melhoria — grande ou pequena — para que as próximas gerações não passem pelas mesmas coisas e possam focar nos próximos passos.

Como aplicar o Kaizen nos negócios e vida pessoal?

Para que haja uma melhoria, há de ter algo errado que precisa ser corrigido, ou que tenha o potencial de se tornar algo melhor. Não dá para encontrar esses pontos de melhoria olhando para a parede. Você precisa examinar, analisar e ponderar sobre problemas, dificuldades e ideias relacionados às áreas em questão. Seja na sua vida pessoal (ie, relacionamentos, saúde, finanças) ou nos negócios.

Quando você entra no consultório de um médico, ele não olha para você e diz qual é a sua doença. Se fizessem assim, perderiam seus empregos — e deixariam algumas vítimas no meio-tempo. Eles escutam você explicando seus sintomas, examinam caso necessário, dão o diagnóstico e prescrevem um remédio, que pode ou não funcionar. Mas por suas expertises, na maioria das vezes funciona.

É o mesmo quando se trata de fazer melhorias no seu negócio ou vida pessoal. Você precisa analisar e examinar os sintomas, diagnosticar o problema e prescrever um remédio. Em outras palavras, isso significa: Analisar e examinar os resultados, diagnosticar um problema ou oportunidade e prescrever uma solução ou ideia para aquilo.

Uma vez que você identificar o ponto de melhoria, elabore o seu plano para aplicar aquela melhoria e coloque-o em prática. Uma metodologia que funciona é a mesma que cientistas e pesquisadores usam em seus experimentos. Eles usam um grupo de controle, onde tudo nele é do jeito que era, e um grupo de teste, com as novas mudanças. Após o teste, observam as medidas e métricas escolhidas e descobrem qual performou melhor. Se o grupo de controle tem melhores resultados, eles mantêm do jeito que estava. Se o grupo de teste tem melhores resultados, implementam a nova mudança. A vantagem desse método é que, ou você melhora, ou permanece do jeito que estava.

Quem você quer impactar
com esse artigo?