Desenvolvimento Pessoal: O que é? Por que importa? Como começar?

Todos queremos uma vida melhor. Cada um tem sua teoria sobre como alcançar isso, mas uma é certa: Desenvolvimento pessoal é o caminho para uma vida significante.

“Se você quer ter mais, seja mais.” —Jim Rohn

Se você está aqui é porque percebeu isso. Portanto, nesse artigo vou te entregar 3 coisas:

  1. Uma definição precisa de autodesenvolvimento
  2. Como o desenvolvimento pessoal afeta drasticamente sua vida
  3. Como começar a se desenvolver imediatemente

O que é desenvolvimento pessoal?

É o ato de corrigir as próprias inadequações e explorar o próprio potencial. É resolver os próprios problemas e aprimorar as próprias habilidades. É seguir o curso natural do universo: evolução. É fazer bom uso do que te foi concedido. É o propósito. É o sentido.

Por que sequer pensar em se desenvolver?

Porque não se desenvolver significa sofrimento. Ou você desenvolve a capacidade de ganhar dinheiro, ou sofre com a pobreza. Ou você desenvolve a capacidade de se relacionar, ou sofre com a solidão. Ou você desenvolve a capacidade de cuidar de si mesmo, ou sofre com a doença. Desenvolvimento não é opcional, é crucial.

Como desenvolver a si mesmo?

Razão

Em primeiro lugar, por que você quer desenvolver a si mesmo? Muitos começam a trabalhar em si mesmo, mas não sabem o porque disso. Porém saber disso é crucial, se você quer ser consistente e realmente mudar.

Você quer se desenvolver porque enxerga isso como o caminho para aliviar algum sofrimento atual. Talvez você se sinta mal com o próprio corpo e quer desenvolver ele para entrar em forma e ter autoestima. Talvez você deteste a pobreza e quer desenvolver seus conhecimentos para sair dela. Talvez você esteja frustrado com seus relacionamentos e quer desenvolver suas habilidades sociais e de comunicação. Seja o que for, o desenvolvimento, a mudança, a evolução, ela começa a partir de uma insatisfação ou oportunidade. Quando o sofrimento de continuar da maneira que está supera o sofrimento de ter que mudar.

Portanto, questione-se qual é a sua razão para mudar. Tenha clareza sobre isso. Assim você será consistente, pois quando sabemos por que fazemos o que fazemos, e acreditamos naquilo, ninguém pode nos parar. Por essa razão, o primeiro passo para se desenvolver é clarificar suas razões, seus motivos, suas metas.

Um método para fazer isso é o da “antivisão”. Ele simplesmente consiste em dizer a si mesmo o que não quer, ao invés do que quer. Isso te dá uma razão para fugir daquilo, e claro, você precisa saber o que quer, pois é em direção a isso que vai. Ter uma visão e antivisão é uma combinação poderosa. É o mesmo que ter do que fugir e ter para onde fugir. Ter um inferno bem atrás de você e o paraíso à frente. Um te impulsiona outro te puxa.
Ter apenas antivisão não é benéfico, pois você foca demasiadamente no que não quer, e por mais que isso te ajude a fugir daquilo, torna sua vida muito negativa. Portanto, uma visão positiva sobre um destino desejado é crucial, pois assim você fixa seu olhar lá e corre em direção àquilo o mais rápido que puder.

Aja

Se você sabe o que quer, por que não alcança agora mesmo? Faça-se essa pergunta. A resposta será uma faca de dois gumes; Ela será tanto uma desculpa, quanto a solução. Supondo que você esteja tentando aumentar o lucro do seu negócio, mas está falhando miseravelmente. Portanto, diz a si mesmo que é porque não tem prospectos o suficiente. Essa é tanto a desculpa, quanto a solução. Você pode usar isso tanto para justificar a sua incapacidade de aumentar seu lucro, quanto para correr atrás de conseguir mais prospectos.

Muitas vezes o caminho para alcançar algo que queremos está bem debaixo do nosso nariz. Nós só não queremos reconhecer isso. Suas maiores fortunas estão exatamente onde você não quer olhar. Os segredos estão na parte que você evita. O pote de ouro está no covil do dragão que você teme.

Às vezes você não precisa de um plano mirabolante para alcançar. Muitas vezes só precisa fazer o que sabe que deveria fazer.

Pergunte a si mesmo: “O que estou fazendo de errado e sei que poderia corrigir?” Comece por aí. Corrigindo as pequenas coisas que estão te impedindo de se mover em direção aos seus objetivos e aspirações. Corrija dezenas dessas pequenas coisas e sua vida melhorará drasticamente.

Somado a resolver esses pequenos problemas que te impedem de progredir, adicione outras ações. Pergunte-se: “O que posso fazer hoje para chegar mais perto da minha meta? E amanhã? E essa semana? E esse mês?” Não foque apenas em resolver problemas, foque em explorar oportunidades. O lado negativo do espectro do seu desenvolvimento é consertar o que está errado, o lado positivo dele é buscar o que pode dar certo.

Mensure

Não dá para melhorar o que não se pode mensurar. Como sabemos que a economia está crescendo? Olhamos o PIB. Como sabemos quão saudáveis estamos? Fazemos um checkup e olhamos nossas “taxas”. Como sabemos quão bem estamos indo na faculdade? Olhamos nossas notas. Por que seria diferente com o seu desenvolvimento pessoal?

Medidas e dados nos ajudam a examinar e descobrir se algo está indo bem ou mal. Eliminam os achismos, pois os números não mentem. Mas quais são as medidas do desenvolvimento pessoal? É relativo. Depende do seu objetivo. Se sua meta é entrar em forma, quantos dias você treinou essa semana? Quantas calorias ingeriu hoje? Quantos kg ganhou esse mês? Se sua meta é construir um negócio que lucre R$30k por mês, quantos leads você gerou esse mês? Quantas vendas você fechou essa semana? Quantas pessoas você prospectou hoje?

Guie-se pelos números. Eles te dirão se você está no trajeto certo rumo à sua meta, se está estagnado ou regredindo. Mas você precisa criar o hábito de se autoexaminar. Parar por alguns minutos toda semana e se perguntar como está indo. Talvez olhar alguns dados. Refletir sobre seu desempenho. Está indo bem? Ótimo, como pode continuar assim? Como pode fazer melhor ainda? Está indo mal? Tudo bem, o que pode estar errado? Como pode corrigir?

Potencial inexplorado

Quando nascemos, olham para nós e dizem, “Esse vai ser doutor!” Outros dizem, “Esse será presidente!” Poucos dizem, “Esse vai ser influencer..” Mas ninguém diz, “Esse não vai ser ninguém.”

Nascemos com uma infinidade de oportunidades à nossa frente. Temos potencial ilimitado para ir em qualquer direção. Mas infelizmente, a maioria das pessoas não usam sequer 10% de todo esse potencial. A maioria se desenvolve apenas por necessidade. Desenvolvem a capacidade de se comunicar apenas o suficiente para conviver. Desenvolvem a capacidade de ganhar apenas o suficiente para sobreviver. Desenvolvem a capacidade de pensar apenas o suficiente para resolver problemas cotidianos.

O ser humano é a única espécie que pode morrer sem ter alcançado o seu potencial máximo. Nunca vi uma árvore crescer apenas até a metade. Nunca vi um pássaro que não aprender a voar. Nunca vi um leão que não aprender a rugir.

Entretanto, isso é uma faca de dois gumes. Morremos sem alcançar nosso potencial máximo, mas talvez isso seja porque não haja limite para ele. Há limite para quanto podemos aprender? Há limite para quanto podemos alcançar? Há limite para quanto podemos contagiar? Há limites para quanto podemos crescer? Não. Logo, a questão deixa de ser se você vai alcançar seu potencial máximo ou não, pois isso é impossível – A verdadeira questão é: Quão longe você pode chegar com o tempo que te foi concedido?

Sua melhor versão não é um estado fixo, é uma atitude. A atitude de fazer o melhor que pode com o que tem. A atitude de tentar fazer melhor a cada tentativa. A atitude de escalar uma montanha e depois buscar um pico ainda mais alto. A atitude de ser mais, para poder viver mais, ter mais e impactar mais.

Quer levar sua evolução para o próximo nível? Temos centenas de Hacks (métodos) sobre desenvolvimento pessoal. Eles cobrem assuntos desde finanças à saúde. São um manual completo para melhorar sua vida, melhorando você. Clica aqui para mais informações.