Como resolver qualquer problema

Planeta representando os problemas do mundo.

“Toda adversidade traz consigo a semente de um bem equivalente ou maior.” —Napoleon Hill

Se observar, todas as vezes que a humanidade evoluiu havia um problema por trás.

  • A fome era o problema. O ser humano foi forçado a achar a solução. Hoje, mais gente morre por obesidade, do que por inanição.
  • Transporte era o problema. O ser humano foi forçado a achar a solução. Hoje, com alguns cliques um carro chega na porta, viajamos à 900km por hora pelo céu e já estamos tentando colonizar marte.
  • Comunicação era o problema. Hoje, falamos com alguém do outro lado do mundo em segundos.

Não despreze os problemas que aparecem na sua vida. Eles são uma oportunidade para crescer, não um ponto final. Por mais que você não queira encará-los, muitas vezes o resultado que queremos está naquilo que estamos evitando fazer, ou resolver. O problema é a lição que você precisa para alcançar o que almeja.

Entretanto, há pessoas que vivem a vida inteira sofrendo com os mesmos problemas e nunca conseguem solucioná-los. Vivem em um ciclo parecido com esse:

Sofrem. Se frustram. Tentam mudar. Fracassam. Desistem. Voltam a sofrer. O ciclo se repete até eventualmente desistirem de vez.

Se você tem algum problema e não consegue resolver, não é porque “não é para ser”, mas porque você não está usando o método certo.

2 jogadores de xadrez, quando se enfrentam, têm a mesma meta: Vencer. Mas apenas 1 vence. Por quê? Porque não é a meta que define o êxito. É a estratégia, o sistema, o método.

Vou te apresentar um método simples que pode te ajudar a resolver qualquer problema na sua vida. Isso vai te permitir evoluir e viver melhor.

Fishbone

O método “Fishbone”, ou espinha de peixe, funciona da seguinte forma:

Consiste em tentar achar as possíveis causas para o problema. 

Muitos quando tentam resolver um problema olham apenas para ele. Nunca se perguntam o que pode ter gerado aquilo. Por vezes caem na armadilha de “resolver” o problema, mas não as causas. Por conta disso, as causas trazem o problema novamente. É como varrer a sujeira para debaixo do tapete, ao invés de entender de onde a sujeira vem.

Para usar esse método de forma eficaz, pegue uma folha de papel, anote o problema principal no topo e comece a se perguntar o que pode estar causando ele. Você pode usar perguntas como “Por que isso acontece?”, “Como isso acontece?”, “O que causa isso?” e por aí vai.

Você precisa realmente querer a resposta. Como numa oração. Você pede a revelação e o seu nível de fé determina se recebe ou não. Quanto mais você quiser a resposta, mais chances terá de recebê-la. Você verá que elas começarão a aparecer. Anote todas.

Uma vez que tiver um número satisfatório de causas, comece a traçar soluções para elas. Pode ser difícil achar a solução diretamente para o problema principal, mas para as pequenas causas é mais simples. Esse é o segredo desse método.

Quando tiver uma boa solução para cada causa, basta pôr em prática e começar a resolver.

Artigos semelhantes