Como criar bons hábitos e quebrar maus hábitos com 2 simples métodos

Maçã.

Um hábito é uma ação que foi repetida tantas vezes, que se tornou fácil e automática. Sua vida é uma soma daquilo que você repete diariamente. Ou seja, se tem muitos bons hábitos, sua vida será incrível. Se tem muitos maus hábitos, será um desastre.

Crie bons hábitos e mantenha-os. Destrua os maus hábitos e previna-se para que não voltem. Mas como fazer isso? Há inúmeras maneiras, métodos e estratégias. Entretanto, se existe alguém que pode te entregar uma das melhores maneiras, é o James Clear, autor do melhor livro sobre hábitos da atualidade.

O frame dele para criar hábitos consiste em 4 etapas: Fazer dele óbvio, atrativo, fácil e prazeroso.

Supondo que você queira criar o hábito da leitura:

  1. Faça dele óbvio → Coloque o livro em um local que verá (eg, em cima da mesa)
  2. Faça dele atrativo → Leia um livro que te interessa. Junte-se a um clube do livro. Leia no mesmo momento em que faz algo que gosta (eg, tomar uma xícara de café)
  3. Faça dele fácil → Leia 20 páginas por dia (ou menos). Diminua a fricção (não se prepare tanto, apenas leia). Se tiver difícil, diminua a carga até se tornar algo tão fácil que você pode terminar em até 2m.
  4. Faça dele prazeroso → Dê a si mesmo uma recompensa após terminar de ler. Defina metas de leitura (eg, ler 1 livro por mês). Use um acompanhador de hábitos para ver e se motivar com seu progresso (eg, templates do Notion).

E para quebrar maus hábitos, faça o inverso. Supondo que você queira quebrar o hábito de comer porcaria:

  1. Faça dele invisível → Esconda dentro do armário.
  2. Faça dele desinteressante → Faça um acordo onde sempre que errar, pagará uma quantia em dinheiro a alguém.
  3. Faça dele difícil → Não compre porcaria na feira. Dificulte tendo que ir ao mercado toda vez que decidir comer. Desinstale apps de fast food.
  4. Faça dele insatisfatório → Leia com frequência as consequências negativas que trazem à saúde.

Um outro método que, se somado a esse, pode te ajudar ainda mais na criação de melhores hábitos é a “Intenção de implementação”. Também descrito por James Clear no seu livro. É um pequeno frame que associa um comportamento a um local e hora.

Funciona assim:

“Eu vou [comportamento] às [horário] em [local].”

Adaptando para leitura:

“Eu vou ler às 18h no meu escritório.”

Melhorando ainda mais com o primeiro frame:

“Eu vou ler 20 páginas às 18h com uma xícara de café no meu escritório e depois vou assistir um episódio da minha série favorita como recompensa.”

Isso junta a intenção de implementação com o frame para deixar o hábito óbvio, atrativo, fácil e prazeroso. Use esses 2 simples métodos juntos e me agradecerá depois.

Artigos semelhantes