Como ter entusiasmo de criança?

Kid enthusiasm.

Você está aqui porque quer sentir novamente o coração acelerar ao saber que vai fazer algo.

Seja porque quer mais motivação para trabalhar, para estudar ou para agir nas suas metas; Motivação intrínseca é a resposta, é o segredo para ter entusiasmo de criança.

Nesse artigo, vamos te mostrar por que motivação intrínseca importa, o que ela realmente significa e como tê-la em suas atividades.

Antes de entrarmos em detalhes, para poupar seu tempo, aqui vai um resumo do artigo:

  1. Por que motivação intrínseca importa? Porque faz seu coração bater mais forte para fazer algo.
  2. O que significa motivação intrínseca? É quando a recompensa e a atividade se tornam um.
  3. Como ter motivação intrínseca? Unindo a recompensa à atividade.

Por que motivação intrínseca importa?

Porque faz o trabalho parecer lazer. Porque te coloca à frente. Porque traz um prazer a nível espiritual. Porque te torna um com a atividade. Porque aumenta sua performance no trabalho. Porque te faz aprender assuntos complicados com facilidade. Porque te ajuda a focar como um laser. Porque te faz entrar no flow. Porque transforma qualquer atividade em arte. Porque faz seus olhos brilharem como os de uma criança numa manhã de Natal.

O que é motivação intrínseca?

Resposta rápida: Motivação intrínseca é quando a recompensa é praticar a atividade em si.

Antes de tudo, o que nos motiva? Tudo que nos traz muito prazer em troca de pouca dor. É super prazeroso comer um prato delicioso, mas cozinhar ele requer bastante esforço. Por isso, empresas como o Ifood ganham toneladas de dinheiro. Eles te entregam a comida gostosa, sem requerir o esforço. Isso nos dá motivação para pedir fast-food. Antes de fazermos qualquer coisa, calculamos o tanto de prazer e esforço envolvidos naquela tarefa. Com base nisso, temos um nível de motivação para fazer aquilo.

Não se engane, o cálculo para avaliar se uma recompensa vale a pena é feito em segundos na nossa mente. Essa recompensa é a nossa meta, e quando decidimos buscá-la, quando o cálculo dá positivo, a motivação surge. Mas diferente de motivação extrínseca, que é quando essa recompensa é algo externo, palpável, tangível, a motivação intrínseca é simplesmente quando a atividade em si é a recompensa.

Dormir, fazer sexo e comer são atividades que têm motivação intrínseca. Se você perguntar a alguém por que fazem isso, terão dificuldade em te dar razões concretas e externas. Na maioria dos casos, te responderão que é pela atividade em si. O prazer, a recompensa está na tarefa em si. Ninguém come pela meta de se sentir saciado depois, mas pelo prazer que sentem enquanto saciam a fome.

Caminhar por um parque é uma atividade com motivação intrínseca. A recompensa é alcançada enquanto você pratica ela. Entretanto, se você passa a caminhar para chegar ao trabalho, o objetivo muda para outra recompensa — a de chegar lá. Isso diminui o prazer ao caminhar e junto se vai a motivação.

Em um estudo, crianças desenhavam para expressar a si mesmas. Fizeram isso até o examinador oferecer um prêmio de “bom jogador” com uma grande medalha de ouro e um laço brilhante e vermelho. Entretanto, essa premiação mudou o objetivo da atividade na mente daquelas crianças. Como resultado, elas tinham muito menos predisposição para desenhar, quando já haviam recebido o prêmio e não esperavam outro. Adicionar o prêmio físico alterou a recompensa intrínseca de se expressar para algo extrínseco. Isso diminuiu o prazer das crianças ao desenhar.

Como ter motivação intrínseca?

Resposta rápida: Faça da atividade a meta, a recompensa.

A partir da definição de motivação intrínseca você facilmente deduz como atingi-la: Fazer com que a atividade seja o objetivo final. Entretanto, nem sempre descobrir e selecionar tais tarefas é a missão mais fácil. Normalmente, essas tarefas estão relacionadas com uma ou mais das categorias a seguir: Curiosidade, maestria e criação. Encontre atividades que te façam atingir esses estados e você terá motivação intrínseca de sobra.

Curiosidade. Já se pegou passando horas pesquisando e explorando um assunto que chamou sua atenção? Um novo interesse que fez seus olhos brilharem? Curiosidade é ter entusiasmo para conhecer o que é desconhecido, trazer à luz o que está no escuro, saber o que não se sabe. Foi ela que motivou navegadores a encontrar e explorar novas terras, físicos a descobrir maneiras de chegar a lua, engenheiros a inventar a energia. Atividades que te induzem a explorar algo que te interessa têm motivação intrínseca em si mesmas. Você sente prazer enquanto as pratica. Por isso, sente-se e descubra o que te interessa. Pergunte-se e realmente queira a resposta. Ela virá até você.

Maestria. Já tentou aprender um novo esporte, um novo hobby, um novo instrumento? Você provavelmente se sentiu entusiasmado com cada repetição, ao sentir que estava melhorando. Maestria é a tendência do ser humano de buscar evoluir. É nossa natureza. Se você observar, tudo que fizemos até hoje foi evoluir. Não nos contentamos com um carro ligado à manivela, chegamos a carros elétricos e autônomos. Não nos contentamos com cavalos, chegamos a aviões que voam a 900km/h. Maestria vem do francês maistrie e significa ser expert ou ter total dominância de algo. O que nos motiva intrinsecamente é o caminho que leva até atingir a maestria. Normalmente, as atividades envolvidas nesse processo são prazerosas por si só. Encontre ações que te permitam melhorar a cada repetição e terá motivação intrínseca na palma das mãos.

Criação. Deus criou o ser humano à sua imagem. Deus criou a terra. Deus criou tudo. A chave está no verbo criar. Se Deus criou tudo e somos à imagem dele, também somos criadores. É por isso que tiramos prazer e motivação intrínseca de criar, construir algo. Desde criar um novo negócio à construir um arranha-céu. Criar é a manifestação do nosso desejo de trazer ao mundo algo novo e que vai durar. Artesãos fazem isso, carpinteiros fazem isso, escritores fazem isso. Encontre atividades onde o objetivo seja criar e sua motivação intrínseca triplicará.

Una uma ou mais dessas categorias em uma só atividade e você terá entusiasmo de criança para fazê-la.