Os melhores aprendizados que tirei do livro meditações. Não é um resumo detalhado — apenas li e anotei o que achei valioso. Acredito que você possa tirar diversos insights sobre a vida, morte, filosofia, autocontrole e inteligência emocional.
Se não conhece Marco Aurélio, aqui vai uma descrição curta: o maior e mais admirável imperador de Roma.
E o mais interessante de longe. Ele era o homem mais poderoso da época, poderia fazer o que desse na telha, bastava estalar os dedos e poderia ter qualquer recurso em mãos, poderia dormir com qualquer mulher e matar qualquer um sem ser punido.
Ainda assim, sabe o que ele escolheu? Viver uma vida virtuosa. Buscou honrar com o seu dever como ser humano e imperador, ao invés de viver uma vida hedonista em busca do prazer como muitos outros escolheriam no lugar dele.
Esse não é um livro comum, são meditações/reflexões que Marco Aurélio escrevia para si mesmo. Ele queria que o livro fosse queimado em sua morte, mas acharam muito valioso para ser desperdiçado.
ㅤ
Conteúdo
ㅤ
Livro I
Educação
“De meu bisavô, não ter frequentado escola pública, dispor de bons professores em casa e saber que, com isso, se deve gastar largamente.”
Marco Aurélio, Capítulo 4
Educação é de fato uma área que vale o investimento.
Através da educação se pode aprender o que é necessário para alcançar qualquer objetivo. Aprender as competências, habilidades e virtudes.
Marco Aurélio desde cedo com seu bisavô aprendeu essa lição valiosa.
ㅤ
Assentimento
“..também aprendi a ler com precisão, a não aceitar tudo superficialmente nem me apressar em dar assentimento..”
Marco Aurélio, Capítulo 7
Por vezes temos a tendência de querer concordar rapidamente com as pessoas. Isso se aplica muito a pessoas que tem uma personalidade mais simpática, empática e agradável. Em inglês essas pessoas são conhecidas como “people pleasers”, em português significa uma pessoa muito preocupada em agradar os outros.
O problema com isso é que nem sempre elas acreditam de verdade no que foi dito, mas concordam tanto para agradar, quanto para evitar conflito (que também é um traço dessa personalidade).
A consequência disso é suprimir aos poucos a si mesmo. Essas pessoas sentem que não são elas mesmas. Também prejudica na mudança pessoal, pois normalmente quando se tenta fazer algo diferente, aqueles que continuam na mesmice tendem a te repreender.
O aprendizado de Marco Aurélio, ao menos na minha interpretação, passa isso. E se, você é esse tipo de pessoa, busque melhorar nesse aspecto.
ㅤ
Ponderação
“..a liberdade e a ponderação à prova de contestação, e não ter outro guia, nem por um momento que seja, além da razão..”
Marco Aurélio, Capítulo 8
Eu tive três interpretações sobre essa passagem, mas ambas trazem um ótimo aprendizado.
Primeira: Ter a liberdade para pensar e ponderar para chegar a conclusões que sejam irrefutáveis, difíceis de contestar.
Segunda: Ter a liberdade de ponderar e levar em consideração a contestação, usando como guia a lógica, a razão.
Isso se aplica em um debate ou conversa, onde alguém discorda da ideia que você apresentou (ie, contestação). E ao invés de você tentar se defender, como a maioria faz (reação do ego), levar em consideração a ideia oposta, pensar, ponderar e chegar a alguma conclusão.
Acho isso muito útil, pois muitas vezes durante conversas não pensamos muito antes de dar uma resposta, não nos preocupamos com a qualidade do que iremos dizer, somente queremos responder.
Terceira: Falar de forma especulativa — o que dificulta a contestação, já que não se escolhe um lado.
ㅤ
Vanglória
“..e a indiferença em relação à vanglória nas coisas chamadas honras..”
Marco Aurélio, Capítulo 16
Marco Aurélio era o homem mais poderoso da época. Ainda assim não deixava a vaidade tomar conta e fazê-lo se vangloriar por suas conquistas.
Qual lição isso traz? Olhe para si mesmo e seja sincero. Quantas vezes se sentiu superior a alguém por alguma conquista? Você acredita que isso é o ideal ou entende que de nada serve?
ㅤ
Cautela
“..não suspendendo o exame por satisfazer-se com ideias repentinas e fáceis..”
Marco Aurélio, Capítulo 16
Por muitas vezes ouvimos ou lemos opiniões ou ideias que são extraordinárias e que fazem total sentido naquele momento. Principalmente na época em que vivemos, onde é muito fácil ter acesso a trechos curtos de opiniões e ideias geniais de outras pessoas.
O problema com concordar e aprovar de primeira, sem se dar o esforço de pesquisar, examinar e analisar aquilo que te foi apresentado é que isso te faz uma pessoa rasa. Te torna uma pessoa com opiniões fortes, mas pouco ou nenhum embasamento para o que acredita. Você se torna como um papagaio que repete ideias incríveis, mas não sabe explicá-las.
ㅤ
Controle
“..um homem maduro, completo, que não se deixa bajular, capaz de governar a si mesmo e aos outros..”
Marco Aurélio, Capítulo 16
Como já se sabe, Marco Aurélio foi um imperador. Governava outras pessoas. Nessa sentença ele revelou, não sei se intencionalmente, o segredo para tal coisa. Um segredo para governar sobre qualquer coisa.
Há um princípio na vida que se aplica a quase tudo: “Cuide das pequenas coisas para conseguir cuidar das maiores.”
Antes de tentar governar os outros, saiba governar a si mesmo.
ㅤ
Livro II
Interrelações
“Acolhe a alvorada já dizendo, antecipadamente, para ti mesmo: vou topar com o indiscreto, com o ingrato, com o insolente, com o pérfido, com o invejoso, com o insociável.”
Marco Aurélio, Capítulo 1
Quando o primeiro sermão evangélico foi pregado houveram diversas reações. Alguns ficaram céticos, outros zombaram e tiveram alguns que acreditaram. O pregador não tentou mudá-los, ao invés, prestou atenção naqueles que acreditaram.
Não tente mudar os outros, perderá tempo. Apenas reaja da maneira correta a cada tipo de pessoa.
Marco Aurélio sabia disso e se preparava com antecedência para que não acabasse se irritando com o insolente, perdendo a paciência com o invejoso e tentando socializar com o insociável.
ㅤ
Foco
“As ocorrências externas te distraem; proporciona a ti mesmo repouso para aprender algo bom e deixa de ir e vir para cá e para lá. Evita, inclusive, outros tipos de ir e vir, pois há pessoas que, embora se ocupem laboriosamente de ações na vida, carecem de uma meta para a qual nem sequer dirigem uma vez seus desejos e ideias.”
Marco Aurélio, Capítulo 7
O mais impressionante é saber que há tanto tempo atrás Marco Aurélio já tinha noção desses 3 aprendizados que muitos não têm hoje:
- Ocupação não necessariamente é produtividade. Você pode fazer 30 tarefas em um dia e nenhuma delas te ajudar a alcançar seu objetivo.
- Ter uma meta para dirigir suas ações é justamente o que te poupa das distrações ocasionadas pelas outras pessoas e o que te direciona a agir nas coisas que fazem ir de encontro a ela.
- Quando o bebê chora, ele quer leite. Quando o adolescente birra, quer atenção. Quando você levanta da cama, é porque quer algo. Tudo que se faz, há uma meta por trás. Não traçar metas para sua vida é ir no sentido contrário do que a natureza propõe.
ㅤ
Erros
“..é mais censurável a pessoa que erra por força do prazer que aquela que erra com a dor..”
Marco Aurélio, Capítulo 10
Aqueles que erram por conta da dor são induzidos a isso como uma escapatória da situação atual. Aqueles que erram por conta do prazer são induzidos a isso por indulgência.
Na bíblia diz em Provérbios 6:30-35: “Quem rouba comida para matar a fome não é desprezado. Porém, se é apanhado, tem de pagar sete vezes mais”. Roubar não deixa de ser um erro, mas há um peso diferente.
Em uma outra passagem da bíblia, em Provérbios 6:32: “Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói.” Aqui é o exemplo de um erro cometido em razão do prazer. O peso é maior. As consequências também.
Esses argumentos não são justificativas para que erre, são para melhorar seu discernimento sobre o erro em si.
ㅤ
Agora
“Considerando que é possível tu deixares esta vida a qualquer momento, administra cada ato, palavra e pensamento em consonância com isso.”
Marco Aurélio, Capítulo 11
Temos uma falsa crença de que somos eternos. Tendemos a acreditar que por estarmos aqui até agora, sempre estaremos. Se quer descobrir se dá valor à vida, observe suas ações, elas te dirão. Se acredita, mesmo inconscientemente, que é infinito, age de forma leviana e procrastinadora.
Marco Aurélio possivelmente escreveu isso como um lembrete a si mesmo. Pois por possivelmente entender que disso se esquece facilmente, escrever e se relembrar é um bom método.
Steve Jobs possivelmente fazia o mesmo. Indicou isso ao dizer: “Se você viver cada dia de sua vida como se fosse o último, um dia você estará certo.”
ㅤ
Livro III
Ideias
“Não gastes o resto de tua vida com ideias que dizem respeito aos outros a não ser que tenham relação com o interesse comum..”
Marco Aurélio, Capítulo 4
Marco Aurélio defendia de forma ferrenha o foco nas próprias responsabilidades. Por influência também do estoicismo, que prega se preocupar apenas com o que está no seu controle, que é você mesmo.
Por muitas vezes na vida as pessoas perdem tempo com assuntos, ideias e situações que nem sequer cabem a elas. Essa é uma armadilha da distração.
ㅤ
Integridade
“Jamais estima algo como vantajoso a ti, se vier a te obrigar algum dia a violar tua fé, a abrir mão do respeito que tens por ti, a odiar alguém, levantar suspeita, lançar maldições, ser hipócrita, desejar algo que exige paredes e tapeçarias.”
Marco Aurélio, Capítulo 7
Não troque princípios, valores e virtudes por vantagens que não são íntegras. É como trocar o verdadeiro ouro por um ouro mais brilhante, porém falso.
ㅤ
Livro IV
Tranquilidade
“As pessoas buscam para si refúgios, casas de campo, praias e montanhas; e tu também desejas isso intensamente. Mas isso toca inteiramente as mais vulgares entre as pessoas, pois depende de tua vontade, a qualquer momento, fazeres o retiro para dentro de ti mesmo. Com efeito, em lugar algum, seja em busca de mais tranquilidade, seja visando distanciar-se de negócios e atividades, consegue uma pessoa mais refúgio que dentro de sua alma..”
Marco Aurélio, Capítulo 3
Em diversos momentos buscamos a solução no lugar errado. Um desses momentos é quando buscamos conforto e paz no exterior.
Não importa onde você vá na tentativa de encontrar plenitude, ela só pode ser encontrada dentro de você. Não importa o caos do mundo, se houver ordem em si mesmo, encontrará a paz.
ㅤ
Viés
“Não concebas as coisas segundo o critério daquele que se comporta com insolência contigo ou da maneira que deseja que tu as julgues; pelo contrário, considera-as como são na realidade.”
Marco Aurélio, Capítulo 11
Diversas vezes a forma como enxergamos certas coisas é influenciada por pessoas. Enviesada. O pior caso é quando essa perspectiva é moldada por pessoas que querem o seu mal.
ㅤ
Presente
“Mesmo que um dos deuses te dissesse que morrerás amanhã ou, em todo caso, no dia que segue ao de amanhã, não atribuirias mais..”
Marco Aurélio, Capítulo 47
Se não tens expectativa no amanhã, não tens vontade para viver. Por outro lado, não se sabe o dia de sua morte, portanto, talvez a razão para viver não deva estar no futuro, deva estar em algo no presente.
ㅤ
Dilema
“Para obter o desdém da morte, constitui ajuda vulgar, todavia eficaz, a lembrança daqueles que se apegaram à vida tenazmente. O que conseguiram mais do que aqueles que tiveram um desenlace prematuro?”
Marco Aurélio, Capítulo 50
A crença popular diz que se vivermos mais podemos ter acesso a mais momentos. Isso faz sentido. Entretanto, uma pessoa que vive menos tempo ao morrer perde mais do que aquela que viveu mais?
A que viveu menos perdeu as chances de experienciar mais. A que viveu mais perdeu as chances de experienciar as memórias das próprias experiências.
Mas como você pode perder algo que não é seu? Se sua vida veio da natureza, ela não é sua.
A resposta que Marco Aurélio tem para isso é que ao morrer, não importa o tanto que viveu, dá no mesmo, pois ambos perdem a vida no presente. Ninguém perde o passado, pois ele já foi perdido e ninguém perde o futuro, pois não existe ainda.
Independente se a pessoa que viveu mais tem mais memórias, ao morrer ela não tem acesso a elas.
ㅤ
Livro V
Razão
“Ao romper a aurora, quando despertar é para ti difícil, põe à tua disposição a ideia de que despertas para realizar a obra de um ser humano; será o caso de manter o mau humor, quando sei que vou fazer aquilo para o que nasci e em função do que fui instalado no mundo? Ou será que fui feito para ficar deitado e me conservar aquecido sob as cobertas? — Mas isso é agradável. — Então o objetivo de teres nascido foi proporcionar-te prazer? Em uma palavra, não foi para a ação ou a atividade, mas para a passividade?”
Marco Aurélio, Capítulo 1
És hedonista para acreditar que o sentido da vida é prazer? Então assim o faça. Não és? Não aja como um.
Se nasceste para a passividade, para que as pernas e os braços? Para que olhos, se escolhe a escuridão do descanso do sono?
É difícil saber o sentido da vida humana, mas se te agarras ao sentido que a natureza te dá, certamente ele é relacionado à ação e atividade.
Mais à frente no texto Marco Aurélio diz: “Não vês que os arbustos, os pequenos pardais, as formigas, as aranhas, as abelhas exercem suas atividades próprias concorrendo, cada um deles, para a ordem do mundo? E tu, depois disso, não queres realizar as obras humanas?”.
ㅤ
Indulgência
“Entretanto, é preciso também repousar. — Reconheço que sim; a natureza, contudo, determinou uma medida para isso, como certamente o fez com relação ao comer e ao beber; tu, todavia, ultrapassas a medida, ultrapassas o que é suficiente; e nas tuas ações não é assim que ages, mas ficas abaixo daquilo de que és capaz.”
Marco Aurélio, Capítulo 1
Deus descansou no sétimo dia, mas para tal trabalhou seis.
Pergunta a ti mesmo se tens agido e feito seis vezes mais do que tem descansado, comido e bebido e entenderá a razão dos teus resultados.
ㅤ
Capacidade
“Nada acontece a alguém que não possa ser naturalmente suportado.”
Marco Aurélio, Capítulo 18
É quase uma lei universal da natureza. Nossos desafios são sempre cabíveis a nós. A criança passa pela dificuldade do aprendizado inicial. O jovem passa pela pressão social. O adulto passa pelas responsabilidades da vida. Mas todos têm a capacidade de lidar com essas adversidades.
Em 1 Coríntios 10:13 diz: “Não vos sobreveio tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, mas com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”
Ou como conhecido popularmente: “Deus te dá a cruz que pode carregar.”
ㅤ
Livro VI
Equiparar
“A melhor forma de se defender das pessoas hostis é não se tornar semelhante a elas.”
Marco Aurélio, Capítulo 6
Já ouviu “Não devolva na mesma moeda.” ou “Vença o mal com o bem.”? Essa lição é comumente ouvida, mas não comumente posta em prática.
Responder da mesma forma algo que se repudia é o mesmo que produzir o veneno que você tenta expelir.
ㅤ
Redirecionar
“Caso tenhas simultaneamente uma madrasta e uma mãe, dispensarás cuidados à primeira, todavia é à tua mãe que retornarás constantemente. Com relação ao palácio e à filosofia, acontece o mesmo agora para ti.”
Marco Aurélio, Capítulo 12
Marco Aurélio como imperador tinha que suportar todos os desafios de tal cargo. Por isso ele menciona a filosofia como o porto seguro ao qual retornava, quando as coisas estavam difíceis no palácio.
O mesmo se aplica na vida. Por vezes nos esquecemos de nossos princípios, valores ou razões. Se relembrar constantemente e obter clareza é como se colocar de volta nos eixos, trazer de volta à retidão o veículo que havia se desviado.
ㅤ
Possível
“Se tu mesmo não consegues com teu esforço realizar algo, não penses ser isso impossível para o ser humano; se, entretanto, algo é possível ao ser humano e lhe é próprio, pensa que isso a ti também é acessível.”
Marco Aurélio, Capítulo 19
Como Nelson Mandela disse: “Só é impossível até alguém ir lá e fazer.”
E como Abraham Lincoln disse: “O fato de alguns alcançarem grande sucesso é prova de que todos os outros também podem.”
ㅤ
Livro VII
Mudança
“..Podes banhar-te sem que a madeira sofra uma mudança? Podes ser nutrido sem que o alimento sofra uma mudança? É possível qualquer outra coisa útil ser realizada sem mudança? Não percebes que mudar é para ti o mesmo, bem como igualmente necessário à natureza do universo?”
Marco Aurélio, Capítulo 18
“A mudança é a única constante.” —Heráclito
Entenda que ter aversão à mudança é ir contra à lei do universo.
Marco Aurélio conseguiu descrever no livro de inumeras formas falando desde a vida à morte que somos apenas um “sopro vital”. Viemos da natureza, a ela retornaremos, e o ciclo continua. É essa mudança que permite o universo se renovar e continuar criando tudo que há de belo nele.
O mesmo se aplica na sua vida. Aprendizados, experiências e momentos estão na mudança.
ㅤ
Efêmero
“Em breve, tu terás esquecido tudo; em breve tudo terá te esquecido.”
Marco Aurélio, Capítulo 21
Por diversas vezes no livro Marco Aurélio enfatiza o quão efêmero somos. Não insignificantes, pois fazemos parte da natureza e colaboramos para o funcionamento dela, mas somos temporários. Não resistimos ao tempo.
Isso traz um sentimento de humildade. Serve especialmente para aqueles que se preocupam demais com o ego e a vaidade.
ㅤ
Eternos
“Todas as coisas que vês, por serem transitórias, são transformadas pela natureza, governante do universo, e esta as transforma, sendo que, da substância dessas coisas, ela produzirá outras coisas e, da substância destas últimas, ainda outras, para que o mundo esteja em perpétua renovação.”
Marco Aurélio, Capítulo 25
Somos efêmeros como humanos, mas eternos como matéria.
É de se impressionar que há tanto tempo atrás Marco Aurélio já tinha noção da ciência do universo. Sabia que somos todos feitos do mesmo e quando morremos, esse material que nos compõe se transforma em outra coisa.
Esse argumento também reenforça algo que o próprio vivia se relembrando, que é não temer a morte, pois é um processo da natureza.
ㅤ
Perdão
“Sempre que alguém cometer uma falta contra ti, considera de imediato qual sua concepção de bem ou mal responsável pelo cometimento da falta. De fato, no momento em que estiveres ciente de qual é, não te surpreenderás nem te encolerizarás. Com efeito, se conceberes o bem ou outra coisa que lhe seja semelhante do mesmo modo que esse alguém concebe, precisarás perdoá-lo. Se, entretanto, tua concepção de bem e mal não for idêntica à dele, mais facilmente exibirás benevolência diante de sua ignorância.”
Marco Aurélio, Capítulo 26
Uma aula de como a filosofia e a razão podem te trazer mais inteligência emocional. Nesse trecho Marco Aurélio deu basicamente uma fórmula sobre como reagir ao erros dos outros com você — o que acontecia bastante com o próprio por ser um imperador.
Resumindo as palavras dele: Se quem te fez o mal, sabe que aquilo foi ruim, é porque tem a mesma concepção de mal que você. Essa pessoa provavelmente se arrependerá e o melhor caminho é perdoá-la. Caso não se arrependa, nem se sinta culpada, a minha opinião é de que ela não merece o perdão, mas cabe a você entender a natureza dela.
Se quem te fez o mal não sabe quão ruim foi aquilo, é porque tem uma concepção diferente, ou ignorância. Essa pessoa possivelmente não tinha ciência do mal, perdoe-a — como uma criança que não sabe que morder machuca.
ㅤ
Valor
“Não consideres como estando presentes as coisas ausentes; em lugar disso, diante das coisas presentes, avalia as mais propícias, lembrando, ademais, com que alegria empreenderias a busca delas, se não estivessem presentes. Todavia, ao mesmo tempo, vigia para não te comprazeres demasiado com elas, a ponto de com o tempo superestimá-las: o resultado seria sua eventual falta causar-te pertubação.”
Marco Aurélio, Capítulo 27
Mais uma vez uma aula de inteligência emocional. Nesse caso ele dá uma fórmula para estimar o valor das coisas e aproveitá-las de acordo com isso.
Se pensas no que está ausente, não está com a mente no presente e perde de apreciar o que está aqui.
Das coisas que estão aqui imagina como seria sua vida se elas estiverem ausentes. Com base nisso saberá o quanto deve valorizá-las.
Entretanto, seja sensato e não superestime algumas coisas, caso contrário sofrerá desnecessariamente com a ausência delas.
ㅤ
Desperdício
“De fato, não há necessidade de irritar-se com as coisas, uma vez que elas não se preocupam com isso.”
Marco Aurélio, Capítulo 38
Por que te irritas com objetos inanimados? Ou com aspectos da vida, da realidade e do mundo que não estão sob teu controle e nem sequer se importam contigo?
Estás desperdiçando tempo e vida irritando-se e estressando-se com tais coisas.
ㅤ
Tempos
“Examina o passado profundamente; as tais principais mudanças. Podes, inclusive, prever as coisas vindouras..”
Marco Aurélio, Capítulo 49
Dizem que não dá para mudar o passado — e realmente não dá. Mas talvez a razão de você continuar revisitando ele mentalmente seja porque tem algo ali a ser finalizado, ou melhor, aprendido.
Aprenda com o passado. Use o aprendizado para planejar o futuro. Viva e faça o que é necessário no presente.
ㅤ
Bem
“Uma vez que hajas feito um bem e a outra pessoa foi beneficiada, qual é a terceira coisa que buscas, como os tolos, a ser somada às duas primeiras? A reputação de ser agente do benefício ou a eventual retribuição?
Marco Aurélio, Capítulo 73
Tolos fazem o bem com o foco em si. Usando a segunda pessoa como um disfarce, um meio. Esperando reconhecimento ou um favor em troca.
O bem é questão de dever, não de interesse. Ao fazer algo bom, examine a si mesmo e compreenda a sua intenção com aquilo.
ㅤ
Livro VIII
Imutável
“Tu podes despedaçar o coração, que os homens, esses, continuarão como antes.”
Marco Aurélio, Capítulo 4
Toda a mudança se encontra apenas dentro de cada um. Você não pode forçar ninguém a mudar. Mudamos por desejo próprio.
Se quer fazer um bom uso do próprio tempo, mude a si mesmo. Talvez mudem como consequência do seu exemplo.
ㅤ
Alegria
“A cada um a sua felicidade. Para mim, a solidez da minha faculdade soberana, a razão; sem afastamento da humanidade e das suas vicissitudes; a capacidade de abranger e aceitar todas as coisas afavelmente, e tratá-las de acordo com os seus méritos.”
Marco Aurélio, Capítulo 43
Qual a razão da sua felicidade? Você realmente considera essa razão algo que te dá alegria, ou é apenas um prazer?
Marco Aurélio tirava felicidade em cumprir com seus deveres como ser humano. Independente se aquilo fosse considerado sofrimento pela maioria.
ㅤ
Livro IX
Maldade
“O pecador peca contra si mesmo; o transgressor transgride contra si mesmo, e torna-se pior pelas suas próprias ações.”
Marco Aurélio, Capítulo 4
O mal corrompe e destrói a si mesmo, pois é da sua própria natureza destruir tudo aquilo que está em volta, incluindo ele mesmo.
ㅤ
Racionalidade
“Apaga a fantasia; refreia os instintos; esfria o desejo; deixa a razão soberana governar.”
Marco Aurélio, Capítulo 7
Quando você usa a razão como guia, se torna menos vulnerável aos erros e pecados originados das emoções e desejos.
ㅤ
Culpa
“É preciso deixar o erro alheio atrás de si com aquele que o cometeu.”
Marco Aurélio, Capítulo 20
Não carregue a culpa de algo que não está sob seu controle — esse fardo ficará pesado demais em algum momento.
ㅤ
Livro X
Responsabilidade
“Se um homem tem um deslize, admoesta-o delicadamente e mostra-lhe o erro. Se não o conseguires convencer, lança as culpas sobre ti mesmo, ou então não culpes ninguém.”
Marco Aurélio, Capítulo 4
Assuma toda responsabilidade que estiver sob teu controle. Se alguém errar, tua responsabilidade é orientar. Se a orientação não funcionou, culpe a si mesmo pela própria incompetência, ou simplesmente não culpe ninguém.
ㅤ
Altruísmo
“Para que pratiques o que é justo e nobre, fará diferença seres elogiado ou não por outras pessoas?..”
Marco Aurélio, Capítulo 13
Fazes o bem pelo próprio bem?
ㅤ
Julgamento
“Quando a falta de outrem te magoa, volta-te para ti mesmo e pensa nos defeitos semelhantes que tu tens..”
Marco Aurélio, Capítulo 30
Antes de julgar, olhe para si. Verá que não é tão diferente assim.
“Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.” —Mateus 7:1-2
ㅤ
Livro XI
Ocupação
“Alguém me despreza? Isso é sua ocupação. Quanto a mim, ocupo-me em jamais ser descoberto ou flagrado fazendo ou dizendo algo que mereça desprezo. Fulano me odeia? Isso é sua ocupação. Eu, porém, ocupo-me em tratar a todos com benevolência e afabilidade..”
Marco Aurélio, Capítulo 13
Não se preocupe com a percepção da verdade, preocupe-se com a verdade. A perspectiva sobre ela muda de forma constante, mas a verdade não.
ㅤ
Meta
“Se a vida de um homem não tem uma meta única e consistente, não pode ele próprio ser único e consistente..”
Marco Aurélio, Capítulo 21
“Sem um destino nenhum caminho faz sentido e nenhum passo parece valer a pena.” —Richard Oliveira
Um homem sem um destino claro em mente, uma meta, é como um barco sem direção. Chega a qualquer lugar, ou lugar nenhum.
É da nossa natureza precisar de uma direção. Sem isso, segundo Jordan Peterson, nos tornamos ansiosos e propensos a emoções negativas.
ㅤ
Livro XII
Opinião
“Foram frequentes as ocasiões em que me espantei com o fato de cada ser humano, mesmo amando a si mais que aos outros, dar, entretanto, menor importância à opinião que tem de si mesmo do que àquela que as outras pessoas têm dele.”
Marco Aurélio, Capítulo 4
Achar que está certo, mas não fazer pois as pessoas discordam. Fazer o que não se acredita, pois prefere ouvir os outros do que a si mesmo. Todas essas são situações que esse tipo de pessoa passa.
Razão disso? Busca pela aprovação. Solução? Buscar a própria aprovação.
ㅤ
Seleção
“Se não é algo no elenco dos teus deveres, não faz. Se não é verdadeiro, não o diz.”
Marco Aurélio, Capítulo 17
Esse é um traço dos estoicos — fazem o que devem, não o que é expediente. E consideram um dever dizer a verdade.
ㅤ
Dor
“O que fomenta sobremaneira o desprezo pela morte é estar ciente de que aqueles que julgaram o prazer um bem e a dor um mal, entretanto, fizeram dela objeto de desprezo.”
Marco Aurélio, Capítulo 34
Aqueles que vivem em busca do prazer condenam a morte. Aqueles que vivem de acordo com a natureza não a temem, pois é uma etapa da própria. Marco Aurélio viveu de acordo com ela.
A dor faz parte da vida. Ela não é mal, é necessária. Sem dor não somos concebidos. Sem dor não aprendemos a andar. Sem dor não aprendemos. Sem dor não crescemos. Sem dor não damos lugar ao ciclo da vida.
ㅤ