Por que se desenvolver?

Homem sofrendo.

Para que você não sofra mais do que deve.

Se você não se desenvolve, sofre. Se não desenvolve a capacidade de ganhar dinheiro, sofre com a pobreza. Se não desenvolve a capacidade de lidar com pessoas, sofre com péssimos relacionamentos. Se não desenvolve um corpo saudável, sofre com doenças e limitações físicas.

Obviamente, também é sofrido desenvolver a si mesmo. Você sofre tendo que se disciplinar e fazer as coisas chatas. Você sofre tendo que abdicar de prazeres momentâneos para priorizar o longo prazo. Você sofre tendo que dizer “não” aos seus amigos e familiares te chamando para curtir.

Você sofre de todo jeito. A pergunta é: Qual sofrimento você escolhe?

“Todos sofremos uma de duas dores: A dor da disciplina ou a dor do arrependimento.” —Jim Rohn

Mas o que é desenvolvimento pessoal em primeiro lugar? É melhorar as áreas da sua vida. Porém só se melhora aquilo que precisa melhorar ou aquilo que pode ser melhorado. Fazemos isso em maior parte resolvendo nossos problemas.

Um jovem não tem uma namorada. Esse é o problema dele. Ele tenta entender a razão e logo descobre que não sabe falar com garotas. Ele vai no Youtube, fala com alguns amigos, aprende a falar com garotas e eventualmente consegue uma namorada. 

Problema resolvido, certo? Sim, em partes. Agora ele tem problemas de namorada. Depois, quando se casar, terá problemas de casamento. Depois, quando tiver filhos, terá problemas de filhos.

A vida é um ciclo de problemas. Nunca escapamos disso. Mas se você enxergar isso com as lentes certas, verá que não é ruim. É na verdade um ciclo de desenvolvimento. Toda vez que você encara um desafio, tem a oportunidade de aprender algo novo e crescer com aquilo. Desenvolvimento pessoal está intrinsecamente interligado com o ciclo da vida.

É a jornada de um herói. Se o Peter Parker tivesse uma vida mansa, se não sofresse bullying na escola, se seu tio continuasse vivo, se conseguisse namorar a Mary Jane sem problemas, qual seria a graça do filme? Você o assistiria? Qual é a graça de uma história onde o herói não tem dificuldades?

Mas o que acontece se você não se desenvolve? Se você não está progredindo, está regredindo. Não há tal coisa como “continuar do mesmo jeito”. Se você não fortalece um músculo, ele atrofia. Se você não fortalece sua mente, ela atrofia. Desenvolvimento não é opcional, é uma necessidade.

Os 10 segredos a seguir vão te ajudar a melhorar a si mesmo hoje ainda. Você poderá literalmente colocar em prática assim que terminar de ler cada um. São segredos práticos e simples, mas não pense que não são eficientes. Os maiores segredos da vida são os que estão bem debaixo do seu nariz.

Você irá aprender a como vencer seus medos, resolver seus problemas, encontrar a si mesmo, usar seu verdadeiro potencial, melhorar sua mente, construir melhores hábitos, disciplinar a si mesmo para alcançar metas ambiciosas, se tornar virtuoso e forte, e, como a cereja do bolo, o último segredo te ajudará a consertar 80% da sua vida instantaneamente com apenas uma mudança de perspectiva.

Encare o dragão

Dragão.

Um garoto acorda uma manhã com um dragão do tamanho de um gatinho no seu quarto. Ele conta para sua mãe, mas ela diz: “Não existe tal coisa como um dragão.”

O garoto confia em sua mãe. Então ele ignora o dragão que claramente vê. Enquanto os dois fingem que o dragão não existe, ele cresce e cresce.

No começo, era apenas um pequeno problema, se sentando em cima da mesa e comendo as panquecas do garoto. Mas então começou aos poucos a atrapalhar as tarefas do dia a dia, como limpar a casa.

Eventualmente, o dragão ficou tão grande que tomou conta da casa inteira e a família perdeu o controle do seu lar. Acabaram do outro lado do bairro, porque o dragão carregou a casa nas costas ao perseguir um caminhão de comida.

Finalmente, quando o pai do garoto encontrou a casa, perguntou o que aconteceu, dessa vez a mãe foi capaz de ouvir o garoto e ver que o dragão era real e realmente grande.

Assim que eles reconheceram o dragão, imediatamente ele voltou ao tamanho de um gatinho.

“Não me importo com dragões desse tamanho, mas por que ele cresceu tanto?” Disse a mãe.
“Não tenho certeza, mas acho que ele só queria ser notado”, disse o garoto.

Se você ignora um medo ou problema, finge que ele não existe, mesmo que esteja te prejudicando, ele cresce — E talvez se torne tão grande, que contê-lo se torne uma missão quase impossível.

Não ignore seus dragões. Eles crescem e te devoram.

Certo dia quando eu era garoto errei o chute ao cobrar um pênalti. O professor gritou comigo. Todos os meus colegas de time zombaram de mim.

Nos jogos seguintes eu evitei cobrar qualquer pênalti, lateral ou escanteio, e sempre que recebia a bola me apressava para tocar para alguém.

Eu havia desenvolvido um medo da crítica mais forte do que a maioria das pessoas têm.

Na escola eu soava só de pensar em levantar a mão. Na adolescência costumava concordar com tudo que meus amigos diziam. Eu era forçado por mim mesmo a ser, pensar e agir da mesma maneira daqueles ao meu redor só para não desapontá-los. Esse era o meu dragão.

Um dia, eu comecei a ler um livro chamado “Mais esperto que o diabo”. Eu havia me interessado apenas pelo título, afinal, quem não quer ser mais esperto que ele? Mas mal sabia eu que encontraria a solução para um velho problema.

No livro, Napoleon Hill escreveu sobre pensamento independente. Ele defendia de forma ferrenha que, se você não pensa por si mesmo, é um alienado, é um escravo e não tem controle sobre o destino da própria vida. Eu não poderia me identificar mais.

Finalizei o livro sem nenhuma mudança significante, mas a minha vontade de vencer aquele medo estava ainda mais forte. Comecei aos poucos a buscar formas de ser eu, porém nada parecia mudar muito. Ainda me dava nos nervos ir de contra com alguém.

Até que li o título de um vídeo no Youtube que me prendeu instantaneamente. Dizia “Você não consegue o ouro sem o dragão.” Naquele vídeo fui apresentado à perspectiva de Jordan Peterson sobre medo.

Ele comparou o medo com um dragão que protege um pote de ouro dentro de um covil. Dragões são criaturas mitológicas que são reptilianas, cospem fogo, buscam e guardam ouro. A ideia de enfrentar um dragão figurativamente é assustadora, pois ele pode te queimar ou devorar em segundos. Mas ao mesmo tempo, se você quer o ouro, precisa encará-lo. Se quer a recompensa que está no fundo do covil do dragão, precisa matá-lo antes.

Todo medo traz consigo o inverso, uma recompensa. Quão maior o medo, maior a benção por trás dele. Assim que aprendi isso, minha motivação para enfrentar o medo cresceu. Também senti como se a solução estivesse bem debaixo do meu nariz o tempo todo. Como se ela estivesse no próprio problema.

Ignorar o medo só o faz crescer. Fingir que ele não existe só o faz crescer. Reconhecê-lo e encará-lo é o que o faz diminuir e desaparecer.

Após isso comecei a fazer o inverso do que o meu medo da crítica dizia. Comecei a expor minhas opiniões, escolher meus próprios caminhos, ser eu. E como recompensa, desenvolvi capacidades de comunicação que não tinha e alcancei resultados que nunca alcançaria seguindo o caminho de outras pessoas.

Queira problema

Planeta terra.

“Toda adversidade traz consigo a semente de um bem equivalente ou maior.” —Napoleon Hill

Se observar, todas as vezes que a humanidade evoluiu havia um problema por trás.

  • A fome era o problema. O ser humano foi forçado a achar a solução. Hoje, mais gente morre por obesidade, do que por inanição.
  • Transporte era o problema. O ser humano foi forçado a achar a solução. Hoje, com alguns cliques um carro chega na porta, viajamos à 900km por hora pelo céu e já estamos tentando colonizar marte.
  • Comunicação era o problema. Hoje, falamos com alguém do outro lado do mundo em segundos.

Não despreze os problemas que aparecem na sua vida. Eles são uma oportunidade para crescer, não um ponto final. Por mais que você não queira encará-los, muitas vezes o resultado que queremos está naquilo que estamos evitando fazer, ou resolver. O problema é a lição que você precisa para alcançar o que almeja.

Entretanto, há pessoas que vivem a vida inteira sofrendo com os mesmos problemas e nunca conseguem solucioná-los. Vivem em um ciclo parecido com esse:

Sofrem. Se frustram. Tentam mudar. Fracassam. Desistem. Voltam a sofrer. O ciclo se repete até eventualmente desistirem de vez.

Se você tem algum problema e não consegue resolver, não é porque “não é para ser”, mas porque você não está usando o método certo.

2 jogadores de xadrez, quando se enfrentam, têm a mesma meta: Vencer. Mas apenas 1 vence. Por quê? Porque não é a meta que define o êxito. É a estratégia, o sistema, o método.

Vou te apresentar um método simples que pode te ajudar a resolver qualquer problema na sua vida. Isso vai te permitir evoluir e viver melhor.

Fishbone

O método “Fishbone”, ou espinha de peixe, funciona da seguinte forma:

Fishbone (espinha de peixe).

Consiste em tentar achar as possíveis causas para o problema. 

Muitos quando tentam resolver um problema olham apenas para ele. Nunca se perguntam o que pode ter gerado aquilo. Por vezes caem na armadilha de “resolver” o problema, mas não as causas. Por conta disso, as causas trazem o problema novamente. É como varrer a sujeira para debaixo do tapete, ao invés de entender de onde a sujeira vem.

Para usar esse método de forma eficaz, pegue uma folha de papel, anote o problema principal no topo e comece a se perguntar o que pode estar causando ele. Você pode usar perguntas como “Por que isso acontece?”, “Como isso acontece?”, “O que causa isso?” e por aí vai.

Você precisa realmente querer a resposta. Como numa oração. Você pede a revelação e o seu nível de fé determina se recebe ou não. Quanto mais você quiser a resposta, mais chances terá de recebê-la. Você verá que elas começarão a aparecer. Anote todas.

Uma vez que tiver um número satisfatório de causas, comece a traçar soluções para elas. Pode ser difícil achar a solução diretamente para o problema principal, mas para as pequenas causas é mais simples. Esse é o segredo desse método.

Quando tiver uma boa solução para cada causa, basta pôr em prática e começar a resolver.

Exemplo do método Fishbone em prática.

Escolha uma direção

Barco de navegação.

Nos primórdios da navegação, marujos costumavam ver algo estranho na Antártida.

Ao se aproximar, viam icebergs gigantes que ficavam elevados acima do mar, se movendo contra o vento.

Eles iam diretamente na direção oposta ao vento. Por conta disso os marujos eram forçados a mudar de curso para não colidir com os icebergs, pois seus navios eram guiados pelo vento.

Tempo depois foi descoberto que apenas uma fração do iceberg aparecia. Suas enormes raízes eram presas nas grandes correntes do oceano. Por isso conseguiam ir no sentido contrário.

É disso que um homem precisa. Se enraizar profundamente em uma grande corrente de sua própria escolha. Dessa forma ele seguirá seu caminho na direção escolhida, independente dos ventos na superfície da sua vida. Independente das adversidades e distrações. Só assim ele chegará onde deseja.

Nascemos para buscar algo.

Quando um bebê chora, é porque quer leite, quer colo ou quer dormir.

Quando um adolescente birra, é porque quer atenção.

Quando um adulto sai para trabalhar, é porque quer dinheiro para comprar o que quer e precisa.

Ninguém, desde o berço, faz algo sem razão. Sempre somos orientados por algum tipo de meta. Seja ela inconsciente ou consciente.

Quando você não decide por qual direção ir, está indo de contra com a própria natureza. Indecisão é um dos maiores bloqueios do sucesso e de uma vida realizada.

Não ter uma meta é como estar no meio de um deserto, ansioso e perdido. Não porque não sabe um caminho, mas porque tem inúmeras possibilidades de por onde ir.

Mas como escolher o que quer?

Não há resposta exata, porém existem algumas perguntas que podem eliminar algumas opções da sua mente e clarear as melhores direções que pode seguir.

  1. Gostaria de ir em direção a algo que ama fazer?
  2. Gostaria de ir em direção a algo que faz muito bem?
  3. Gostaria de ir em direção a algo que pode ser pago bem para fazer?
  4. Gostaria de ir em direção a algo que pode ajudar o mundo?

Você só precisa encontrar a coisa que se encaixa em cada uma dessas perguntas. Chama-se Ikigai. É um frame para te ajudar a escolher por onde ir. Para te ajudar a achar o caminho que vai te fazer pular da cama todos os dias como se fosse uma criança no natal.

Mandala do Ikigai.

Identifique a constrição

Constrição de potencial.

Imagine um funil por onde passa uma corrente de água. Esse funil limita a quantidade de água que passa, independente do tanto de água que possa ter ali.

Constrições são a mesma coisa. A diferença é que elas limitam seu potencial. Diversas vezes sentimos que podemos ir mais, ter mais, fazer mais, porém, por alguma razão, sentimos que há algo nos bloqueando. E cabe a nós encontrar qual é essa constrição.

Há muitas pessoas que vivem em lares caóticos. Onde a desordem parece ser a ordem. Se você vive em um lugar assim, provavelmente tem uma vida caótica. Te desafio a começar a forrar a cama todo santo dia. Algo pequeno, certo? Ainda assim, é possível que aqueles que moram com você olhem e perguntem “Por que está fazendo isso? Acha que é melhor que nós?” Talvez seja necessário travar uma guerra para ter a possibilidade de melhorar um pequeno pedaço da sua vida. Nesse caso a constrição são as pessoas ao seu redor.

Em um experimento, cientistas colocaram várias pulgas dentro de um pote, taparam e as deixaram lá por vários dias. Antes de serem colocadas lá, elas pulavam mais alto que o nível da tampa, por isso taparam para que não escapassem.

Quando a tampa foi removida, elas só pulavam até o nível dela. Ou seja, elas não conseguiam escapar. A partir dali, o comportamento delas estava definido pelo resto de suas vidas. E as próximas gerações partindo delas também pulariam até o mesmo nível. Não porque não poderiam pular mais alto, mas porque o ambiente as condicionaria a isso.

Muitas vezes o seu ambiente e as crenças dele são sua constrição. Basta se perguntar, “Alguém já fez isso?”, se sim, e o seu ambiente diz que não é possível, eles estão errados.

Leia até as letras miúdas

Homem lendo.

Warren Buffet, o homem conhecido como o maior investidor do século XX, estava de pé em frente a 165 estudantes da universidade Columbia.

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou a melhor maneira de se preparar para uma carreira de investimento.

Buffet pensou por um momento, pegou um apanhado de papéis e relatórios que havia trazido consigo e disse, “Leia 500 páginas como essas todo dia. É assim que o conhecimento funciona. Ele se acumula. Todos vocês podem fazer isso, mas garanto que poucos de vocês farão.”

Buffet estima que 80% de sua sessão de trabalho é gasta lendo ou pensando. É o bastante para se questionar, “Estou lendo o suficiente?”

Milionários dedicaram suas vidas desenvolvendo formas de ganhar dinheiro. Filósofos dedicaram suas vidas criando formas de ser mais sábio. Monges dedicaram suas vidas desenvolvendo formas de ser mais feliz. E eles resumiram tudo em livros. Mas por alguma razão as pessoas não lêem.

Pergunte à maioria quantas séries assistiram no último ano e te responderão algumas várias. Pergunte à maioria quantos livros leram e provavelmente não passará de 2.

Criar o hábito de ler pode te colocar anos à frente da maioria das pessoas. Independente se são livros ou artigos, consuma conhecimentos que possam ter um impacto positivo na sua vida. Aprendizado contínuo é o segredo para nutrir sua mente. E nutrir sua mente é a melhor forma de pensar, decidir e agir melhor — o que afeta todos os seus resultados na vida.

Não foque nos 80%

Doughnut.

Se durante 10 anos um homem comprou 2,000 donuts e 2 livros, é fácil dizer por que sua vida não está indo bem.

Não há nada de errado em comer donuts e certamente também não em ler livros. Mas 2,000 donuts para 2 livros é uma proporção terrível.

Cuidado para não investir seu tempo, dinheiro e foco na coisa errada. Isso feito por bastante tempo pode ser desastroso. Aprenda a direcionar bem a as velas do seu barco. No curto prazo pode até não parecer perigoso, mas é no longo prazo que os resultados dos pequenos passos aparecem.

Se você pegar uma lupa e um papel, sair de casa, colocar o papel no chão e aproximar bem a lupa com a luz do sol atravessando por ela, o papel queimará. Agora, se desaproximar bastante a lupa, não acontecerá nada com o papel.

Quando o seu foco está no lugar errado, você não tem os resultados desejados. Mas se foca na coisa certa, tem resultados mais rápido do que pode imaginar.

Foque nos bons hábitos, nos bons livros, nas boas companhias, no lado positivo do mundo, no que deve fazer, nas suas metas, nas boas atitudes e não no inverso de tudo isso.

Coma a melancia por partes

Melancia.

Você consegue comer uma melancia inteira de uma só vez? Espero que não. Por essa razão partimos ela em pedaços menores. Agora, reformulando a pergunta, você consegue comer uma melancia inteira, pedaço por pedaço, com um pouco de tempo envolvido? Pode levar 1 ou 2 dias, mas você consegue.

Muitos não definem grandes metas por simplesmente serem difíceis. Limitam o próprio potencial e vão atrás de metas menores. Mas no fim das contas, o sofrimento do arrependimento por não ter buscado o que realmente gostaria é tão doloroso quanto o sofrimento para alcançar grandes metas.

A solução para isso é tratar metas como melancias. Quebre-as em metas menores até chegar em uma que é tão fácil, que você não pode resistir a fazer.

Anote no topo de um papel a meta principal, anote em baixo o que precisa fazer em 1 ano para alcançá-la, anote o que precisa fazer a cada 3 meses, 1 mês, 1 semana, até chegar no que pode fazer hoje para alcançá-la.

Lembre-se, uma meta é algo que você quer finalizar, assim como suas tarefas diárias. Ou seja, suas atividades diárias nada mais são do que metas pequenas o suficiente para serem cumpridas em 1 dia. Apenas certifique-se de que essas pequenas metas estejam interligadas com a sua maior meta.

Nunca deixe sua mente te limitar e enganar usando a desculpa de que é difícil. O valor de algo está na dificuldade em conseguir. Quanto mais difícil, mais valioso.

Seja o mais perigoso da sala

Leão.

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” —Mateus 5:5

Quando Jesus disse “mansos” ele não quis dizer “inofensivos”. Quis dizer que aqueles que têm a capacidade de ferir, mas não o fazem com tirania, herdarão o mundo. Como ter uma espada afiada, mas mantê-la embainhada. O próprio Jesus tinha mais poder do que qualquer rei, mas não o usava tiranicamente como eles.

“Um homem inofensivo não é um bom homem. Um bom homem é muito perigoso, mas mantém isso sob controle voluntário.” —Jordan Peterson

Não há virtude em ser descontrolado, ou em não ter o que controlar. O homem que não tem o mínimo controle sobre seus impulsos sexuais, desejo pela autoexpressão, ego, ou ira, não é virtuoso.

Busque se tornar tão perigoso mentalmente a ponto de ninguém sequer ter coragem de discordar dos seus argumentos, mas mantenha isso sob controle. Torne-se forte fisicamente e tenha a capacidade de derrubar qualquer um, mas mantenha isso sob controle. Torne-se emocionalmente forte para manter o controle em momentos de estresse e pressão. Use suas forças na hora certa, e para o bem. O mundo será seu.

Mas só é possível construir esse nível de controle através da autodisciplina. Disciplina é seguir regras. O universo tem leis (regras) para manter tudo que existe em ordem. Um país tem leis (regras) para manter a sociedade em ordem. Seguindo a mesma lógica, autodisciplina são as regras que você cria para manter a si mesmo em ordem.

“Disciplina é a capacidade de se controlar para fazer o que deve, não o que quer.” —Richard Oliveira

Crie o que é bom, destrua o que é mau, mantenha

Maçã.

Um hábito é uma ação que foi repetida tantas vezes, que se tornou fácil e automática. Sua vida é uma soma daquilo que você repete diariamente. Ou seja, se tem muitos bons hábitos, sua vida será incrível. Se tem muitos maus hábitos, será um desastre.

Crie bons hábitos e mantenha-os. Destrua os maus hábitos e previna-se para que não voltem. Mas como fazer isso? Há inúmeras maneiras, métodos e estratégias. Entretanto, se existe alguém que pode te entregar uma das melhores maneiras, é o James Clear, autor do melhor livro sobre hábitos da atualidade.

O frame dele para criar hábitos consiste em 4 etapas: Fazer dele óbvio, atrativo, fácil e prazeroso.

Supondo que você queira criar o hábito da leitura:

  1. Faça dele óbvio → Coloque o livro em um local que verá (eg, em cima da mesa)
  2. Faça dele atrativo → Leia um livro que te interessa. Junte-se a um clube do livro. Leia no mesmo momento em que faz algo que gosta (eg, tomar uma xícara de café)
  3. Faça dele fácil → Leia 20 páginas por dia (ou menos). Diminua a fricção (não se prepare tanto, apenas leia). Se tiver difícil, diminua a carga até se tornar algo tão fácil que você pode terminar em até 2m.
  4. Faça dele prazeroso → Dê a si mesmo uma recompensa após terminar de ler. Defina metas de leitura (eg, ler 1 livro por mês). Use um acompanhador de hábitos para ver e se motivar com seu progresso (eg, templates do Notion).

E para quebrar maus hábitos, faça o inverso. Supondo que você queira quebrar o hábito de comer porcaria:

  1. Faça dele invisível → Esconda dentro do armário.
  2. Faça dele desinteressante → Faça um acordo onde sempre que errar, pagará uma quantia em dinheiro a alguém.
  3. Faça dele difícil → Não compre porcaria na feira. Dificulte tendo que ir ao mercado toda vez que decidir comer. Desinstale apps de fast food.
  4. Faça dele insatisfatório → Leia com frequência as consequências negativas que trazem à saúde.

Um outro método que, se somado a esse, pode te ajudar ainda mais na criação de melhores hábitos é a “Intenção de implementação”. Também descrito por James Clear no seu livro. É um pequeno frame que associa um comportamento a um local e hora.

Funciona assim:

“Eu vou [comportamento] às [horário] em [local].”

Adaptando para leitura:

“Eu vou ler às 18h no meu escritório.”

Melhorando ainda mais com o primeiro frame:

“Eu vou ler 20 páginas às 18h com uma xícara de café no meu escritório e depois vou assistir um episódio da minha série favorita como recompensa.”

Isso junta a intenção de implementação com o frame para deixar o hábito óbvio, atrativo, fácil e prazeroso. Use esses 2 simples métodos juntos e me agradecerá depois.

Arrume sua cama

Cama.

“Uma jornada de mil milhas começa com um passo.” —Lao Tzu

Uma muralha é formada por milhares de tijolos. Um país é formado por milhões de cidadãos. $1M é formado por milhões de centavos. Um arranha-céu é formado por dezenas de andares. Seu corpo é formado por 7 octilhões de átomos.

Não subestime as pequenas coisas. As grandes são apenas a soma delas.

“Sua vida não é tomar margaritas numa praia Jamaicana. Isso acontece vez ou outra. Sua vida é como sua esposa te recebe na porta todo dia, porque são 10m por dia. Sua vida é como vocês se tratam na mesa de café da manhã, porque são 1h30m todos os dias.” —Jordan Peterson

Se quer saber o rumo da sua vida, olhe para as pequenas coisas. Como você tem gasto cada minuto. Sua rotina é a sua vida resumida. As coisas que se repetem diariamente são as mais importantes.

Se quer consertar sua vida, comece corrigindo as pequenas coisas. Arrume sua cama ao acordar. Seja gentil com quem você ama. Escolha o livro, não a TV. Faça as menores coisas com decência e melhorará 80% da sua vida.

Aprenda 10x mais

197 Hacks

Obtenha acesso a outros 197 Hacks (Segredos) como os que você acabou de ler.

Esse combo inclui 5 e-books divididos assim:

✅ 101 Hacks sobre Disciplina, Automotivação, Mentalidade, Realização de Metas e Gestão de Tempo.

✅ 34 Hacks do Sucesso: Princípios que guiam pessoas bem-sucedidas e influenciam o tanto de sucesso que elas têm na vida.

✅ 22 Hacks de dinheiro: Regras simples, mas eficientes para saber como lidar com o dinheiro (fazer, manter e multiplicar).

✅ 20 Hacks de Produtividade: Como maximizar seus resultados, otimizar seu esforço e minizar o tempo que usa.

✅ 20 Hacks Mentais: Aprenda a tomar melhores decisões e direcionar melhor sua vida entendendo tendências de erro do seu cérebro.

Além de 2 bônus grátis:

🎁 (E-book) Des-procrastinando: Aprenda a eliminar a procrastinação e agir no que deve, quando deve, em apenas 4 passos.

🎁 (Planner) Maestria Diária: Organize sua vida, planeje sua rotina e progrida diariamente em direção às suas metas.

Todos esses recursos valem um total de R$127, mas como recompensa por ter lido até aqui, vou te dar um desconto de 31% OFF.

Você pode adquirir tudo isso por apenas R$87 clicando no link abaixo.

197 Hacks + 2 Bônus

P.S: Sua melhor versão te aguarda.

E-book 101 Hacks

Torne-se sua melhor versão e viva uma vida significante desenvolvendo a si mesmo.



Acesso imediato. Até 14 dias de garantia.

Isso vai fechar em 0 segundos